67- VIRTUDES - 2a PARTE

virtudes.jpgO que é necessário para  ter o poder do amor incondicional?.

Pergunte à você se  é uma pessoa tolerante, paciente, compreensiva, cooperativa, se tem compaixaõ. Se você possui todas essas virtudes, então você tem amor incondicional.

É necessário praticar as virtudes para que se consiga despertar o amor que está dentro de nós.  Nascemos com esse amor , mas deixamos que ele fique preso, acorrentado em nós mesmos, impedindo-o de florescer.

Então você pergunta - como posso ser tolerante  com quem é agressivo comigo?

A tolerância é usada justamente nesses casos de agressividade e outros mais por ai. Deixemos que o agressor fale, berre e quando estiver mais calmo, ou num outro dia , com muita paciência iremos fazê-lo entender que está errado, falaremos como um bom professor, explicando, mostrando as causas, o problema com voz clara e macia. E esperemos o resultado.  Não foi favorável, tentemos numa outra ocasião, sempre como bons professores.  Temos de dar o exemplo  da benevolência, da calma, da compaixão por aquela pessoa, vamos cooperar em fazer o trabalho do  magnifico Criador.  Na vida do dia a dia podemos praticar as infinitas virtudes.

¤◊¤-----------------------

HUMILDADE  -      ser humilde é ter a noção de que sempre terá muito para aprender.  É que por mais que tenha aprendido ou estudado não é superior ou melhor do que os outros.  Ser humilde é respeitar as diferenças alheias, compreendendo o outro, mesmo que não goste do que o outro está dizendo ou fazendo.   Ser humilde é reconhecer o seu próprio erro.(virtude)

APEGO -  Ser apegado é ser exagerado nos afetos, sentimentos, achando que é propriedade sua a coisa em questão, tanto pode ser coisas materiais ou  de relacionameno à afetividade de uma pessoa.  Quando há relacionamento exagerado por  uma pessoa, ocasiona o CIUME, porque acha que é sua  propriedade, seu dono. É o inconformismo de perder a coisa que quer só para si.  E isso ocasiona  VIOLÊNCIA, chegando  à cometer  crimes por ciúmes,   " se não posso ficar com fulana(o) ela ou ele não vai ficar com mais ninguém" .   O ciúme é um conjunto de  invirtudes, as quais são:  apego, intolerância, incompreensão, presunção, arrogância, orgulho, mágoas, raiva e outros.

 

DESAPEGO -    É não ser apegado a nada. Usar sem se apegar; ter, sem se apegar, amar sem se apegar, fazer caridade sem apegos, ter compaixão sem apegos. É viver o dia a dia sem que isso lhe traga apegos de formas variadas.  É viver o momento.  Lembre-se quando partimos da terra deixamos tudo.(virtude)

 

TOLERÂNCIA -  É tolerante aquele que  tem compreenção  com as faltas e diferenças alheias.  Ser tolerante é ter  paciência, mesmo  que se sinta irriquieto pela conversa do outro.  Ser tolerante é aceitar  todas as raças existentes, todos os animais, é aceitar o dia a dia como ele se apresenta.  Ser tolerante é deixar o outro ser feliz à maneira dele e não impor suas vontades  à ele, seja amigo, conhecido, família, ou outro.(virtude)

 

INTOLERANTE -  É não ouvir o outro, é dizer  "não quero saber", " que se dane".  Intolerante é ser egoista,é pensar em si próprio e nunca nos outros.  Outros podem ser pessoas desconhecidas, famíllia, amigos, vizinhos, etc.  É fugir da realidade.

 

PACIÊNCIA -  É ter calma com o outro.  É ouvir, ajudar, insistir no bom sentido.  Insistir, mas não reclamar das coisas, do trabalho, da família, dos animais de estimação............ e outras coisas.......  Ter paciência é aceitar.  Aceitação das coisas do dia a dia.(virtude)

 

DETERMINAÇÃO -  É fazer, insistir naquilo que você resolveu fazer.  Pode ser uma coisa material ou espiritual.

Se você determina evoluir, há que ter determinação para fazê-lo, ou seja, vontade, insistência, se não, fica-se nos altos e baixos e não evoluimos.  Estacionamos  ou regredimos.  Se você determinou ver o seu interior, analisar o seu  próprio interior, e resolve modificar-se para melhor, terá de seguir esse caminho em linha reta até a sua partida deste planeta terra, sem desistir.  Isto é determinação.  Determinação é firmeza é ação. (virtude)

 

 

AUTO-PERDÃO - É compreender-se a si própio com todos os seus defeitos. Depois do  auto perdão, é necessário renovar-se, tirar as imperfeições.  Renovando as atitudes e ideias, ações,pensamentos.  Auto perdão com humildade de reconhecimento de suas faltas é reconhecer que é preciso mudar.(virtude)

 

BENEVOLÊNCIA -   A benevolência tem um pouco de:    solidariedade, humildade, de amor ao próximo e compaixão. Um conjunto  de virtudes na qual se transforma em benevolência.

A benevolência não critica ninguém, pois sua finalidade é  ajudar.

Os pais podem praticar a benevolência  com os filhos que tem dificuldades em aprender os problemas das matérias do colégio. Ajuda-lo a entender e resolver ou procurar um professor particular que o faça.  Há pais que acusam  os filhos de burros, ignorantes dizendo que nem chuvisco entra em seu cérebro e esquecem que o certo(benevolência) é ajudar esses seres tão desprotegidos a enfrentarem as coisas da vida.  

Praticar a benevolência naõ cansa ninguém, apenas é necessário ter um pouquinho de paciência para com o próximo, entender o próximo.

Benevolência e a virtude da gentileza estão unidos -   sentados à mesa nas refeições, as vezes  temos dificuldades em pegar o sal, o açucar,  o arroz, etc...que se encontra distante da pessoa na própria mesa e ninguém ajuda!.  Olha a falta de benevolência...e é tão simples e rápido, é só pegar  o que o outro está precisando e colocar perto dessa pessoa. Gentileza gera gentileza.

  Outro dia vi um rapaz ajudar uma idosa  a atravessar a rua.  Pensei - tão jovem e já sabe praticar a benevolência. Sabe se autoencaminhar para o bem, e quantas oportunidades o aguarda para colocar em prática as inumeráveis virtudes divinas !

Existem tantas e tantas oportunidades de praticarmos a benevolência,  pode ser no nosso lar, com o nosso vizinho, com o desconhecido na rua, na sala de aula, no emprego.  As vezes com uma simples palavra podemos doar a benevolência à alguém.

Pense na benevolência quando você estiver sozinho naquele cantinho do seu lar ou sentado num consultório aguardando a vez, ou tomando sol na praia e indague:

- Como, onde  é ,quando deverei praticar a benevolência?.

Deus lhe mostrará o caminho, uma" seta "de luz indicará a ocasião em que você sentirá a alegria e a vontade de praticar essa nossa querida virtude-  a benevolência(virtude)

 

 

 

 
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.8/5 (154 votos)







Criar um Site Grátis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net