4- CARIDADE

 

                                                                 maos_2.jpg

Que entende você por caridade?. Julga-se caridoso por levar as migalhas da sua mesa às bocas famintas?.Por oferecer suas vestes aos desnudos?.Ou os trocados da sua bolsa para atender uma dificuldade?. Acredita que a CARIDADE é apenas isso?. Não!. isto é tão insignificante...é como imaginar que uma gota de àgua do mar é o oceano inteiro.É certo que uma gota  do mar contém todas as propriedades do oceano,mas em dose infima. Na ponta do dedo onde uma gota pode se acomodar, ninguém diria que tem ali o imenso mar.

Não desmerecemos a caridade primária,justamente por ser primária,pois sabemos que os grandes momentos são feitos de outros menores. As grandes escaladas principiam em baixo: a ascensão ao cume de uma montanha começa pelas fraldas. Pôr o pé na estrada já é meio caminho andado:   mas é preciso avançar um pouco mais,não se satisfazendo com pequenas realizações.

A caridade é sinônimo de AMOR no mais alto grau. Como o mundo a classifica, porém,deprime  quem a recebe e envaidece quem a prodigaliza. Estabelece distância, separa o que beneficia do que é beneficiado. E isto anula a fraterno. É a compreensão de nós mesmos, que nos leva a compreender o próximo e a auxiliá-lo , ajudando-o a levantar seus padrões.ação de ambas as partes....... É preciso unir a mão que se estende pedindo ajuda e a que vai fazer essa ajuda, num entrelaçamento .

São oportunidades que se oferecem a ambas as mãos, a que pede e a que dá, libertando-se de velhas tradições de ORGULHO, AVAREZA e VAIDADE. O término de tudo num encontro de mãos. Duas experiências, transmutando as inferioridades de um passado negativo em claridade que iluminará outros caminhos.

É a prece da REARMONIA. Da caridade o mundo desconhece o silencioso agir, que está no INTIMO SENTIR. É preciso que o coração se torne sócio do ato de dar, sem o que é inútil fantasiar um ato mecânico,sem vida,com aparência de CARIDADE. Para DAR AMOR é preciso que ele já participe de nossa natureza. e sem esforço, renúncia e visão das qualidades universais que sinalizam nosso caminho, não podemos manifestá-lo, extraí-lo  do infinito, soterrado do homem.                            LIVRO -     VEM   - de  Cenira Pinto

 
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.8/5 (154 votos)







Criar um Site Grátis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net